A reflexão sobre a importância do Natal como marco do nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio à Terra para a remissão dos pecados e assegurar a salvação da humanidade, foi a tônica da Missa de Natal realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) e pelo Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), nesta segunda-feira (15), na sede da Corte. O evento contou com a participação de conselheiros, conselheiros substitutos, servidores, colaboradores e estagiários.
O culto foi celebrado pelo padre Alberto Cardoso, da Paróquia Santíssima Trindade, e contou com a presença dos conselheiros Lúcio Vale (presidente), Daniel Lavareda (vice-presidente), Mara Lúcia Barbalho (ouvidora), Antonio José Guimarães (diretor da Escola de Contas Públicas) e Ann Pontes (presidente da Câmara Especial). Também estiveram presentes os conselheiros substitutos Sérgio Dantas e Alexandre Cunha, e os procuradores Marcos Maciel e Vanessa Madeira, do MPCM junto ao TCMPA.

A conselheira Ann Pontes fez a Primeira Leitura da Liturgia da Palavra, uma passagem bíblica do livro de Números, que integra a Liturgia Diária Católica para o dia 15 de dezembro de 2025. O trecho contém o oráculo do profeta Balaão sobre a bênção de Israel, suas belas tendas, e uma profecia messiânica sobre uma “estrela que sai de Jacó” e um “cetro que se levanta de Israel”, apontando para a chegada do Messias (Nm 24,2-7.15-17a).
O presidente Lúcio Vale expressou satisfação em participar do momento sagrado e enfatizou que o verdadeiro sentido do Natal é a representação do nascimento do Filho de Deus. Ele conclamou todos a refletirem sobre o sentido de suas vidas e sobre como transformar dificuldades em desafios, gerando força para superá-los. O presidente agradeceu e parabenizou os demais conselheiros, servidores e colaboradores pelas conquistas alcançadas em 2025, fazendo votos para que se multipliquem em 2026. Ao finalizar, desejou um Feliz Natal, um Próspero Ano Novo e muita saúde a todos.
O padre Alberto Cardoso ressaltou que o período natalino é apropriado para refletir sobre o que ocorreu no ano que se encerra, nas lutas, dificuldades e realizações. Ele destacou que, especialmente no Natal, devemos olhar o passado e agradecer a Deus, pois as dificuldades e os erros também nos fortalecem e nos dão a oportunidade de acertar e de adquirir mais experiência.
O padre mencionou que nos aproximamos de um momento importante, em que celebramos o Natal, que representa o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, que se fez homem e é o único caminho da salvação, pois o amor vence tudo: o ódio, a raiva e até a solidão, entre outros males.
AMOR E SOLIDARIEDADE
Após a celebração da missa, houve um momento de confraternização entre membros e servidores do TCMPA com crianças das escolas públicas “Isa Cunha” e “Anete Monteiro”, que receberam brinquedos de Natal doados voluntariamente por conselheiros e servidores da Corte de Contas. O momento alegre, organizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), contou com as presenças do Papai Noel e da Mamãe Noel. As crianças fizeram uma linda e emocionante apresentação musical e agradeceram o gesto de amor, doação e solidariedade externado pelos que integram os quadros do TCMPA.


