Para o presidente do TCMPA, conselheiro Antonio José Guimarães, a realização de cursos de capacitação é de grande importância para elaborar ações e políticas públicas visando melhorar os índices de aprendizagem dos alunos, e para promover equidades, buscando uma educação de qualidade para todos.
O conselheiro do TCMPA, Cezar Colares, um dos coordenadores do grupo gestor do GAEPE Marajó, não pode comparecer ao evento por estar em missão institucional, mas foi representado pelo assessor de seu gabinete, Sérgio Bacury.
A capacitação foi ministrada por Lectícia Maggi, diretora de Projetos do IEDE, e Cecília Miranda Coutinho, coordenadora de Pesquisas do IEDE.
Letctícia Maggi explicou que a capacitação era uma complementação à primeira formação realizada pelo IEDE no TCMPA sobre Indicadores Educacionais. “Hoje estamos fazendo uma formação sobre Equidade Racial e como fazer um bom Diagnóstico de Equidade Racial. Para isso, estamos usando um material que a gente elaborou em parceria com a Fundação Lemann e o Centro Lemann, chamado Guia para Realizar um Bom Diagnóstico Racial.”
O IEDE também realizou uma formação sobre Boas Práticas de Ensino em Escolas. E para tal usou o conteúdo de um livro organizado e publicado pela instituição, chamado Ensino Público Com Bons Resultados, que traz um compilado de práticas observadas por pesquisas em mais de 1.000 redes de ensino de todas as regiões do País, de diferentes contextos e realidades.
Segundo Lectícia Maggi, um dos objetivos do trabalho é que as redes de ensino tenham conhecimento sobre os indicadores educacionais e saibam como fazer um diagnóstico da situação da sua rede de ensino, ou seja, sobre a situação de aprendizagem dos estudantes dessa rede, e se há diferenças de aprendizagem entre os estudantes, por exemplo: por gênero, entre os meninos e as meninas; ou por raça, entre estudantes pretos e brancos, estudantes indígenas e quilombolas.
A diretora de Projetos do IEDE esclareceu que “a gente quer que as redes de ensino tenham esse conhecimento, saibam fazer esse diagnóstico, para que, a partir desses dados, elas consigam elaborar ações e políticas públicas para reverter esse quadro e melhorar os índices de aprendizagem dos alunos, e para promover a equidade que a gente tanto fala, que é uma educação de qualidade para todo mundo”.
Lectícia Maggi destacou a importância de compartilhar as boas práticas de outras escolas, do Norte e do Nordeste, “que muitas vezes estão em contextos e realidades parecidos, e que estão fazendo coisas muito interessantes, que estão dando bons resultados na Educação dos estudantes, e que podem servir de inspiração e ser replicadas em municípios, em outros contextos”.
Ela conluiu afirmando que “estamos trazendo boas práticas em diversas áreas: políticas para professores, atuação da secretaria, currículo e material didático, para que a gente consiga inspirar outros municípios”. E destacou que o TCMPA “é um parceiro do IEDE de longa data, com quem já fizemos inúmeros projetos e pesquisas, em parceria também com o Comitê Técnico do Instituto Rui Barbosa, que congrega todos os Tribunais de Contas”.
O IEDE é um instituto de pesquisa na área da Educação, que elabora projetos e faz consultorias. Sua atuação é apartidária, sem vínculos com órgãos públicos e empresas, mas que atua através de parcerias.