Durante os dias 04 e 05 de julho, foi realizada a segunda edição do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, em Vitória (ES), reunindo presidentes, conselheiros e servidores de todas as regiões do Brasil e até do exterior.
A programação com palestras e grupos de trabalho destacou as atuais relações sociais com o impacto gerado pela comunicação, assim como o reposicionamento do setor a partir de polarizações, gerenciamentos de crises, casos práticos de instituições públicas e o uso de inteligência artificial.
O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson Silva, enfatizou a continuidade do trabalho de fortalecimento das assessorias, coordenadorias, diretorias e secretarias de comunicação das Cortes de Contas e a necessidade de cada Tribunal posicionar a Comunicação enquanto setor estratégico. “Nós temos uma capilaridade e um banco de informações impressionantes. Temos o melhor corpo técnico do país somos um repositório de informações qualificadas. Agora, precisamos trabalhar de forma coordenada, com linguagem simples, fazendo informação de qualidade, instantânea e que alcance seus objetivos”, afirmou o presidente durante a abertura do evento.
O conselheiro Joaquim Castro, que coordena o Grupo de Trabalho de Comunicação da Atricon, relacionou a importância da comunicação dos Tribunais de Contas com o fortalecimento da democracia. “Lembro de me dizerem que ‘quanto menos a gente aparecer, melhor’, mas a realidade nos mostra o contrário. Temos que mostrar a nossa eficiência, nossa transparência. Fazendo isso, fortalecemos a democracia. E esse é o nosso objetivo, fazer com que os pilares da democracia estejam fortalecidos”, afirmou ele.
O Congresso teve a realização do Insituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, além da Atricon.
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) participou das atividades com o coordenador de Comunicação, Marcelo Oliveira, e os assessores Vinicius Aguiar e Raphael Graim, que evidenciaram a programação de qualidade e da estrutura do evento, que cresceu da primeira para a segunda edição. “O Congresso está mostrando sua efetividade em prol da melhoria dos departamentos de Comunicação e seus os impactos no cotidiano, tanto é que percebemos o crescimento da primeira para a segunda edição”, comentou Vinicius Aguiar.
O assessor Raphael Graim destacou a visão de uma proposta de programação que trouxe casos práticos e atuais, que são aplicáveis às mais diversas realidades das assessorias. “Debatemos temáticas que vivenciamos hoje no dia-a-dia, no planejamento, execução e avaliação de nossas ações, com a possibilidade verdadeira de troca de conhecimentos e aperfeiçoamento do nosso trabalho”, comentou.

Destaque nacional
O trabalho da Assessoria de Comunicação do TCMPA também foi referenciado em diversos momentos do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas como exemplo de interações e visões técnicas sobre a área.
No painel intitulado “Inovação da Comunicação Pública”, que teve a mediação de Rafael Porto, gerente executivo de Comunicação da Findes e sócio-fundador da Alliá Public Affairs, com explanação de Rodrigo Abella, social media do We Gov, e Maíra Bittencourt, diretora geral Empresa Brasil de Comunicação, as redes sociais do TCMPA figuraram entre as que têm maiores interações. A postagem da Corte de Contas que traz a trend que fez a correlação entre o filme “Divertidamente 2” e o uso do dinheiro público apareceu em terceiro lugar nacional sobre engajamento.
O coordenador de Comunicação, Marcelo Oliveira, explica que o TCMPA está pautando uma comunicação pública com linguagem simples, focada em movimentos comunicacionais atuais e com interconexões de plataformas. “Temos a necessidade de um monitoramento de tendências e leituras atualizadas a fim de garantir uma comunicação pública voltada para o público e com o público, pois é necessário que o sistema Tribunais de Contas se façam entender pela sua importância, trabalho e impactos pelos diveros públicos e segmentações, entendendo a atual forma de construção dos processos comunicacionais ”, explicou ele.
A intencionalidade discursiva da Assessoria de Comunicação do TCMPA sobre trazer uma linguagem de orientação e construção pelos diversos públicos foi citada também como norteadora do projeto Comunica, conforme destacaram as estegistas da FSB Comunicação, Daniela Pereira e Dominique Thomaz, durante a explanação dos resultados da iniciativa.
Iniciado em janeiro de 2024, o projeto Comunica passou por três fases: diagnóstico das assessorias de comunicação, treinamentos especializados e implementação de estratégias de comunicação. Vinte e nove assessoria de Comunicação participaram do processo. As capacitações abordaram os temas “Força das Comunidades”, “Linguagem Simples”, “LinkedIn: Modo de Usar”, “Governança Ambiental, Social e Corporativa” e “Gerenciamento de Crises”.