A Ouvidoria do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) deu seguimento, nesta terça-feira (20), ao curso Trilhas da Cidadania, módulo 2, voltado para estimular o gosto pela leitura, tendo como um dos pontos de abordagem a mitologia, a arte, o direito e a história. O curso é voltado aos estagiários do ensino médio da Corte de Contas, e realizado em parceria com setores como a Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha” (ECPCIR) e a Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP).
A coordenadora da Ouvidoria, Manoela Nascimento, e o auditor de controle externo, Tiago Lucena, ao falarem sobre os vários estilos de literatura, iniciaram pelo tema mitologia grega, egípcia e japonesa, além da mitologia brasileira, que é baseada na mitologia indígena, mais precisamente tupi-guarani, com as figuras de Tupã, o Deus Trovão, Jaci, a Deusa da Lua, e Guaraci, o Deus Sol.
O servidor Fernando Braga fez palestra sobre a importância de cultivar o gosto pela leitura.
O diretor de Gestão de Pessoal, Robson do Carmo, falou sobre Arte, Direito e História, iniciando a construção da noção de cidadania, com abordagens sobre o conceito de república, responsabilidade dos governadores, separação dos Poderes, controle externo do Legislativo e controle social.
Por meio de encontros mensais, o curso Trilhas da Cidadania promove, de maneira multidisciplinar, o engajamento entre os estagiários, que são incentivados a adquirir conhecimentos, e a se posicionar de maneira crítica, criativa, reflexiva e construtiva em relação a família, escola, comunidade e o País.
O curso usa uma metodologia ativa de aprendizagem, que coloca o estudante, e não o professor, no centro do processo. Ele é estimulado a participar ativamente em uma aula gamificada, desenvolvendo assim, de maneira lúdica, novas habilidades e competências.