No Brasil, menos da metade das escolas públicas possuem bibliotecas, aponta Atricon

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No Brasil, menos da metade das escolas públicas possuem bibliotecas, aponta Atricon

Levantamento feito pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) baseado nos dados do Censo Escolar de 2023, mostram que o número de escolas públicas de educação básica do país que contam com biblioteca ou sala de leitura não chega à metade do total de estabelecimentos. Segundo a pesquisa, apesar do dado negativo, entre 2022 e 2023, 23 mil escolas passaram a contar com estes espaços.

Segundo o levantamento, há dois anos, o número de estabelecimentos que dispunham desses espaços era de 43,1 mil e saltou para 66,5 mil no ano passado, chegando a um percentual de 48% do total de instituições públicas de ensino. No outro lado da balança, 71,3 mil escolas públicas brasileiras não contam com biblioteca ou sala de leitura, comprometendo o ensino de mais de 10 milhões de crianças e jovens.

NO PARÁ

O levantamento aponta que o Estado do Pará tem 2.680 (28%) escolas públicas com biblioteca e 6.998 (72%) escolas públicas com sala de leitura.

A pesquisa também aponta que o Pará tem 353 (25%) escolas públicas com biblioteca e bibliotecário, e 1.038 (75%) escolas públicas com biblioteca sem bibliotecário.

O estudo mostra ainda que o Pará tem 1.157.474 (59%) alunos matriculados em escolas públicas com biblioteca ou sala de leitura, e 802.104 (41%) alunos matriculados em escolas sem biblioteca ou sala de leitura.

O Pará tem 215.138 (31%) alunos matriculados em escolas públicas com biblioteca e bibliotecário, e 487.994 (69%) alunos matriculados em escolas com biblioteca e sem bibliotecário.

CRESCIMENTO

No Brasil, em 2022, o número de instituições com biblioteca ou sala de leitura correspondia a 31% do total de escolas, percentual que saltou para 48% em 2023, passando a beneficiar mais de 27,2 milhões de estudantes, frente aos 18,7 milhões que já contavam com estes espaços em seus ambientes escolares no ano anterior.

A análise dos dados da pesquisa, por regiões, possibilita perceber que a melhora é puxada pelo Sudeste do país, onde o número de instituições públicas de ensino com biblioteca saltou de 12,8 mil, em 2022, para 24,6 mil, em 2023. Na região, o número de alunos matriculados em escolas que disponibilizam estes espaços praticamente dobrou, passando de 5,8 milhões para 11,1 milhões no intervalo de um ano.

Segundo o estudo, houve pequena melhora no quesito “existência de bibliotecários nas escolas que possuem bibliotecas”, aumentando de 19,3 mil para 20 mil estabelecimentos que contam com estes profissionais em seus quadros, o que corresponde a 46% das escolas com bibliotecas e beneficia mais de 10 milhões de alunos.

Entretanto, mesmo com o crescimento identificado nessa área, mais de 50% das escolas públicas do país não têm bibliotecas e, entre as que dispõem destes espaços, ainda é baixo o número de estabelecimentos que contam com bibliotecários.

O presidente da Atricon, Edilson Silva, comentou sobre a importância da atuação do Sistema Tribunais de Contas no acompanhamento destes números e na atuação junto aos gestores públicos. “É papel do controle externo analisar de perto estes dados e cobrar da administração pública o correto e necessário investimento em infraestrutura escolar. No mesmo sentido, os Tribunais de Contas devem se colocar ao lado dos gestores para orientar e auxiliar sempre que necessário”, ressaltou Silva.

O conselheiro do TCE do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, também comentou sobre os números identificados pelo levantamento. “As conclusões apresentadas por diversos estudos na área são categóricas, e todas as evidências demonstram inequivocamente o impacto positivo da leitura no desenvolvimento infantil. Nesse contexto, com tantos alunos brasileiros sem acesso a livros em bibliotecas escolares, os prejuízos à educação dessas crianças serão grandes. Por isso, é preciso que se reverta esse cenário, a partir de uma grande mobilização dos gestores, com a fiscalização dos órgãos de controle e o acompanhamento da sociedade”, afirmou.

O levantamento realizado pela Atricon, e encaminhado aos Tribunais de Contas do país, apresenta uma radiografia da situação das bibliotecas e das salas de leitura nas escolas públicas brasileiras, conforme as etapas e redes de ensino e sua localização, sendo possível, por meio dele, dar visibilidade a dados oficiais e estimular a adoção de medidas relacionadas à matéria, conforme as definições nas áreas de orientação e de fiscalização de cada Corte de Contas.

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