A capacitação foi ministrada pelo engenheiro e mestre em geossciências aplicadas, Dácio José Cambraia Filho, que atua na equipe de suporte do sistema. “A palestra que foi apresentada busca capacitar e demonstrar os produtos que estão vinculados ao projeto Brasil Mais, que disponibiliza imagens diárias para todo o território nacional, além de fazer a identificação e a emissão de alertas de desmatamento. Visando aprimorar os trabalhos de instituições públicas neste tema”, informou o palestrante.
Segundo o coordenador da CMA, Iranildo Pereira, “a ferramenta será muito útil para as fiscalizações na área ambiental, pois fornece informações e imagens de satélite sobre supressão vegetal de diversos tipos, expansão imobiliária ou comercial sobre áreas protegidas, além de emitir alertas sobre alterações na vegetação. Poderemos utilizar em fiscalizações nas áreas de saneamento, meio ambiente e engenharia”.
O servidor Ricardo Nunes, que integra a coordenação de Obras Públicas, explicou que “esse programa vem suprir uma necessidade que O Tribunal buscava há um tempo, para o controle das obras públicas. Com o treinamento, nós tivemos a visão melhor dessas possibilidades, que vão agregar muito ao nosso trabalho, já que poderemos acompanhar em tempo real o andamento dessas obras”.