Conselheiros e servidores do TCMPA percorreram mais de 900 km de sua sede, em Belém, e chegaram ao extremo sul do Estado para mais uma edição do “Capacitação”, desta vez, em Redenção. A sétima edição do projeto em 2025 teve início nesta segunda-feira (08), com a presença de mais de 500 participantes, consolidando o sucesso do programa em todas as regiões paraenses.
A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da Faculdade Integrada Carajás, marcando o início de quatro dias de atividades pedagógicas voltadas para gestores públicos de 15 municípios da região sul e sudeste do Pará.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais, estaduais e representantes do sistema de controle externo. A mesa de abertura foi composta pelo conselheiro Antonio José Guimarães, diretor-geral da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”; pela conselheira Ann Pontes; pelo prefeito de Redenção, Rener de Santana Miranda; pelo conselheiro Luís Cunha, vice-presidente do TCE-PA; pela prefeita de Floresta do Araguaia, Majorry Santiago; pelo prefeito de Água Azul do Norte, Isvandires Martins Ribeiro; pelo presidente da Câmara Municipal de Água Azul do Norte, Jorge Luís Carneiro; pela prefeita de Benevides, Luziane Solon; pelo prefeito de Pau D’Arco, Domingos Guedes; pela vice-prefeita de Redenção, Renata Rocha; e pelo secretário da Fazenda do Estado em exercício, Lourival Barbalho Jr.
Durante a abertura, o conselheiro Antonio José Guimarães, responsável pela coordenação do projeto, destacou o esforço do Tribunal em descentralizar suas ações. “Nosso perfil, apoiado pelo presidente Lúcio Vale, é o de levar o Tribunal cada vez mais próximo dos municípios. Estamos incumbidos de ampliar a presença do Tribunal, porque entendemos que ele deve ser um parceiro das gestões municipais, atuando de forma alinhada com as necessidades da população.”
O prefeito Rener Miranda ressaltou a importância da ação para o município: “É com grande alegria que Redenção recebe esta importante ação, que proporciona uma verdadeira imersão em conhecimento. Trata-se de uma formação de alto nível. Mais do que um simples evento técnico, essa iniciativa representa o nosso compromisso com a transparência, eficiência e responsabilidade na gestão pública. Estamos aprendendo com os maiores especialistas sobre o uso correto dos recursos públicos, uma verdadeira fonte de conhecimento para fazermos ainda mais e melhor pelo nosso município.”
O conselheiro Luís Cunha, vice-presidente do TCE-PA, também enfatizou a função pedagógica dos Tribunais de Contas. “Considero este evento o trabalho mais bonito e imprescindível dos Tribunais de Contas: capacitar quem administra o dinheiro público. Essa função pedagógica, para mim, é o ponto mais alto da nossa missão.”
O conselheiro aposentado Sérgio Leão, diretor da Escola de Contas, apresentou os detalhes da programação desta edição, que inclui 21 cursos abordando temas técnicos e estratégicos, como a nova Lei de Licitações, gestão de contratos, gasto com pessoal, sistema Geo-Obras e SIAFIC. “Espero que seja um sucesso, como as seis edições anteriores. Ao final desta edição, o TCMPA terá alcançado 127 dos 144 municípios do Estado, um marco histórico, reforçando que esta é a edição com maior número de participantes já registrada.”
O “Capacitação” é uma iniciativa do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), que orienta e qualifica gestores municipais, com o objetivo de promover uma gestão pública mais eficiente, transparente e responsável.
Nesta edição em Redenção, o evento reúne representantes dos municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.
A ação conta com o apoio do Governo do Estado, do Ministério Público de Contas dos Municípios (MPCM-PA), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), do Ministério Público do Estado (MPPA), da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.