Vice-presidente destaca impacto de orientação sobre prestação de contas desde o início de mandatos municipais

NOTÍCIAS
___

Vice-presidente destaca impacto de orientação sobre prestação de contas desde o início de mandatos municipais

O vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), conselheiro Daniel Lavareda, está recebendo ao longo deste mês de fevereiro, prefeitos de sua relatoria, acompanhados das equipes de secretários e servidores, na sede da Corte de Contas. Os encontros têm como objetivo orientar gestores e servidores sobre os pontos de controle nas prestações de contas municipais, de acordo com as legislações vigentes e principais necessidades de formulação e acompanhamento de políticas públicas. Lavareda é um dos exemplos do trabalho que está sendo feito, presencial e virtualmente, pelos conselheiros da Corte de Contas nessa aproximação com os gestores, que iniciaram novos mandatos em janeiro passado.

As reuniões dos conselheiros também são acompanhadas por servidores dos gabinetes dos conselheiros, Controladorias de Controle Externo e da Diretoria de Fiscalização e Controle Externo. As equipes técnicas esclarecem os pontos de controle abordados pelo TCMPA durante os exercícios financeiros e auxiliam no esclarecimento de dúvidas, de forma a melhor atender as demandas municipais de forma individualizada.

O vice-presidente Daniel Lavareda destacou a importância do diálogo contínuo entre o TCMPA e os gestores municipais para a construção de soluções eficientes para a administração pública. Lavareda reforçou o atual posicionamento do Tribunal, que tem como lema o princípio da orientação. “O TCMPA há muito tem como lema ‘orientar para não punir’. Iniciamos uma relação de conversas com os municípios, trazendo todo o secretariado deles. Nós também estamos com nossos técnicos de várias áreas, como saúde, educação, assistência social e planejamento, para que, juntamente à gestão municipal, possamos encontrar soluções nessas áreas. Esse é o papel do Tribunal: fazer a orientação e a relação institucional através do diálogo, onde nós possamos, no final, ter o resultado que a população deseja”, afirmou o vice-presidente da Corte de Contas.

As reuniões técnicas entre TCMPA e prefeituras continuam, sendo realizadas entre os conselheiros relatores com os municípios que estão sob sua jurisdição.

Pular para o conteúdo