Entre os dias 8 e 11 de abril, o município de Castanhal será a sede da terceira edição do projeto “CAPACITação” 2025, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), por meio da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”. O evento tem como objetivo capacitar gestores e servidores públicos de prefeituras e câmaras municipais de todas mesorregiões do Pará, com foco na correta e eficiente aplicação dos recursos públicos e na melhoria dos serviços prestados à população.
A abertura oficial do evento acontecerá no dia 8 de abril, às 8h30, no auditório da Catedral Santa Maria Mãe de Deus. A cerimônia contará com a presença de autoridades de diversas instituições, como a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que ministrará uma palestra sobre a COP 30.
Ao longo de quatro dias, os participantes terão a oportunidade de receber orientações técnicas e conhecimentos por meio de 25 cursos e palestras, que abordarão temas diversos relacionados à administração pública. As atividades serão realizadas na Universidade Estácio de Sá e serão ministradas por membros e equipes técnicas do TCMPA, gestores públicos municipais e representantes de instituições parceiras.
As edições anteriores do “CAPACITação”, realizadas nos municípios de Bragança e Paragominas, atenderam mais de mil participantes, com a entrega de mais de 5 mil certificados nas atividades pedagógicas, evidenciando o impacto e a importância do projeto para a qualificação do serviço público municipal no Pará.
Nesta edição, 20 municípios participarão: Ananindeua, Benevides, Castanhal, Colares, Curuçá, Inhangapi, Igarapé-Açu, Santa Isabel do Pará, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Marituba, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, Santa Bárbara do Pará, Terra Alta e Vigia.
O “CAPACITação” conta com a colaboração do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará, Tribunal de Contas do Estado do Pará, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Governo do Pará, Sebrae, Controladoria-Geral da União e Equatorial Energia.