Na tarde desta terça-feira (7), a conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Ann Pontes, o conselheiro corregedor Cezar Colares e a conselheira substituta Adriana Oliveira, acompanhados de equipes técnicas da Corte de Contas, receberam representantes da Universidade da Amazônia (Unama), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA) e da Prefeitura de Belém.
Eles discutiram possibilidades de realizar ações conjuntas para melhorias de políticas públicas em saneamento, saúde, educação e outras áreas na Ilha do Combu, uma área de proteção ambiental em Belém, classificada na categoria de uso sustentável, que se destaca como ponto turístico na capital paraense.
Esta foi a segunda reunião interinstitucional para iniciar a construção de atuação coletiva na ilha, que foi desencadeada por uma auditoria feita pelo TCMPA na localidade, no primeiro semestre desse ano, quando foram observadas questões relativas à saneamento e descarte de resíduos sólidos. As outras instituições públicas e de ensino apresentaram o trabalho, os documentos e as informações que possuem sobre a área.
Os conselheiros explicam que o relatório da fiscalização feita pela Corte de Contas e a assinatura do termo de cooperação técnica assinada com a Unama promoveram a busca de novas parcerias para a futura formação de um grupo de trabalho para pensar e realizar ações entre as instituições, com envolvimento da própria comunidade. Eles ressaltaram também a relevância do trabalho conjunto para o alcance de resultados positivos, a exemplo da atuação interinstitucional de organizações governamentais e não governamentais na área da educação na Ilha do Marajó.
Uma nova reunião ocorrerá para definir os objetivos e as ações desse grupo de trabalho.