Projeto “Trilhas da Cidadania”, do TCMPA, é finalista do Prêmio Comunica

NOTÍCIAS
___

Projeto “Trilhas da Cidadania”, do TCMPA, é finalista do Prêmio Comunica

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) anunciou os finalistas do Prêmio Comunica 2025, que reconhece boas práticas de comunicação dos Tribunais de Contas. A iniciativa integra o Projeto Comunica II e é realizada pela Atricon, com execução da FSB Comunicação, patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio do Comitê de Ouvidorias e Corregedorias do Instituto Rui Barbosa (IRB). A classificação final será revelada em 3 de dezembro, às 15h, no estande da Atricon durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis (SC). Os primeiros colocados receberão um troféu, e os segundos e terceiros lugares, certificados de menção honrosa.

O Prêmio recebeu 47 inscrições de 20 Tribunais de Contas, distribuídos nas categorias Redes Sociais, Comunicação Interna e Ouvidorias. No segmento Ouvidorias, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) é um dos três finalistas com o projeto intitulado “Trilhas da Cidadania”, realizado por meio da parceria entre a Ouvidoria e a Assessoria de Comunicação, que beneficiou mais de 300 estudantes no Estado.

De acordo com a Atricon, entre os temas predominantes nos projetos inscritos estão a humanização das mensagens, o uso de linguagem simples, a produção de conteúdos multiplataforma e o fortalecimento de canais internos de informação e engajamento. Os cases inscritos demonstram que os Tribunais de Contas estão investindo em narrativas reais, aproximando temas técnicos do cotidiano das pessoas, e em materiais audiovisuais, como séries documentais, vídeos para redes sociais e campanhas digitais.

Os trabalhos foram avaliados por nove especialistas em comunicação pública, jornalismo, estratégia digital e inovação, que consideraram critérios como clareza, impacto, relevância institucional, originalidade e relação com o público. As ações finalistas e demais projetos inscritos serão reunidos em um e-book, que destacará boas práticas e servirá como referência para profissionais de comunicação de todo o país.

Sobre o “Trilhas da Cidadania”
O projeto inscrito na premiação traz o recorte das atividades dos anos 2023 e 2024 e evidencia as ações realizadas em Belém e em cidades do interior do Pará, com estudantes do ensino médio e estagiários do TCMPA.
O “Trilhas da Cidadania” compreende, principalmente, o despertar da cidadania e o fortalecimento do controle social por meio de uma metodologia que envolve cultura, arte e gamificação, sendo este último um grande diferencial da iniciativa.

Um jogo de tabuleiro foi lançado pelo TCMPA para exemplificar o funcionamento de um município, que, por meio de perguntas e respostas, é possível que os jogadores entendam como podem e devem fiscalizas os gastos públicos, a presença da Corte de Contas no cotidiano e nas políticas públicas, dentre outras questões.

Junto aos estagiários de nível médio do Tribunal, foram realizadas palestras, atividades lúdicas e rodadas do jogo de tabuleiro. A experiência junto aos alunos de escolas públicas da região metropolitana e de outras localidades paraenses focou em breve explanação sobre direitos, cidadania e a função do TCMPA com a exemplificação desses conceitos na aplicação do jogo.

Com informações da Atricon

Pular para o conteúdo