TCMPA lança curso de Especialização em Auditoria Financeira para aprimoramento de servidores

NOTÍCIAS
___

TCMPA lança curso de Especialização em Auditoria Financeira para aprimoramento de servidores

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) lançou, nesta segunda-feira (9), o Curso de Especialização em Auditoria Financeira, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da qualificação técnica e à atualização profissional no âmbito do controle externo.

O diretor-geral da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, do TCMPA, conselheiro Antonio José Guimarães, destacou a importância do curso para o aprimoramento dos conhecimentos dos auditores e técnicos da Corte de Contas, com foco no acompanhamento das principais tendências do Sistema Tribunais de Contas na área de auditoria financeira.

Ao abrir o evento, que ocorreu no Auditório Jarbas Passarinho, na sede da Corte de Contas, em Belém, o conselheiro Antonio José ressaltou que o curso integra as ações educacionais desenvolvidas pelo Tribunal, por meio de sua Escola de Contas Públicas, com vistas a qualificar ainda mais os servidores da Corte. Ele fez a apresentação dos palestrantes: o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Inaldo Araújo, novo presidente eleito do Instituto Rui Barbosa (IRB); e Diana Vaz Lima, pós-doutora em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP). “Ambos trarão contribuições relevantes sobre os desafios contemporâneos da auditoria financeira no setor público e o papel estratégico dos órgãos de controle”, destacou o conselheiro Antonio José.
Por sua vez, Sérgio Leão, diretor executivo da Escola de Contas Públicas, repassou informações sobre a dinâmica do curso e fez uma reflexão sobre a importância dos tribunais de contas abraçarem a auditoria financeira, em um momento em que o País enfrenta tantos problemas envolvendo casos de corrupção.

O conselheiro Inaldo Araújo fez uma panorâmica sobre o objetivo de uma boa gestão pública, a importância da governança e da auditoria financeira, lembrando que, por trás de cada processo, há vidas de pessoas. “A auditoria financeira envolve determinar, por meio da coleta de evidência de auditoria, se as informações financeiras de uma entidade são apresentadas em suas demonstrações contábeis de acordo com a estrutura do relatório financeiro e regulatória aplicáveis”, explicou.

A pós-doutora em Contabilidade e Controladoria pela USP, Diana Vaz Lima, detalhou que o curso de Auditoria Financeira do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) da Universidade de Brasília (UnB) será ministrado a 30 auditores e técnicos de controle externo do TCMPA.

Conforme destacou Diana Vaz Lima, o curso, que aborda os padrões internacionais de auditoria, aumentará ainda mais a credibilidade que o TCMPA já consagrou em suas ações. O curso é ofertado na modalidade híbrida (remoto e presencial), possui uma carga horária de 420 horas e conta com um corpo docente de peso, incluindo professores da UnB e especialistas do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo Diana Lima, a especialização municiará os auditores e técnicos de controle externo do TCMPA com métodos atualizados de planejamento e execução de auditorias financeiras e de conformidade.

O lançamento do Curso de Auditoria Financeira foi direcionado a conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores e servidores do TCMPA. Também estiveram presentes ao evento o conselheiro corregedor Cezar Colares, a conselheira ouvidora Mara Lúcia, a conselheira substituta Adriana Oliveira, e os procuradores Marcos Melo e Vanessa Madeira.

Texto: William Silva
Fotos: Rafael Santos

Pular para o conteúdo