Atricon e IRB destacam relevância do projeto “Espia” para o controle externo brasileiro

NOTÍCIAS
___

Atricon e IRB destacam relevância do projeto “Espia” para o controle externo brasileiro

O lançamento do projeto “Espia”, primeira inteligência artificial generativa do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), foi celebrado como um marco para o controle externo brasileiro pelos presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson Silva, e do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes. A ferramenta, concebida pela Diretoria de Tecnologia do TCMPA, sob a liderança do presidente Lúcio Vale, é somada aos avanços na atuação das Cortes de Contas do país.

Durante o evento de lançamento, o presidente da Atricon destacou o caráter simbólico e inovador do projeto, como uma transformação na forma de pensar e realizar o controle das contas públicas.
“Mais do que um avanço tecnológico, o ‘Espia’ representa uma nova forma de pensar o controle externo, com agilidade, inteligência e capacidade de gerar conhecimento. É especialmente simbólico que esse salto aconteça na Amazônia, que também é a minha região. Devemos mostrar o papel desafiador, mas também a produção de ponta na nossa região amazônica”, afirmou o Edilson Silva.

Ele ainda ressaltou que a iniciativa posiciona o Pará como referência nacional em inovação no setor público: “Para o Norte e, em especial, para o Pará, o ‘Espia’ surge como uma ferramenta estratégica: capaz de ampliar o alcance das análises técnicas, otimizar os recursos do Tribunal e apoiar os conselheiros e servidores do TCMPA com informação qualificada. Isso significa mais efetividade, mais transparência e mais tempestividade”.

Confira o depoimento completo do presidente Edilson Silva:

Já o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Pontes, destacou o alinhamento do TCMPA com as transformações tecnológicas globais e o papel exemplar da Corte para os demais Tribunais do país.

“Fica claro que o TCMPA está afinado e antenado com as necessidades do seu tempo. Hoje, ao falarmos em controle externo, vemos que as instituições mais avançadas do mundo já ingressaram na era do big data e da inteligência artificial. O TCMPA dá um exemplo para os demais Tribunais do Brasil, mostrando como é importante estar alinhado com as demandas atuais e com os instrumentos disponíveis no momento”, declarou Pontes.

Para o presidente do IRB, o Espia inaugura uma nova era de fiscalização pública no país. “Estou convicto de que o ‘Espia’ representará um novo patamar de atuação e fiscalização, com uma abordagem muito mais tempestiva e abrangente”, concluiu, parabenizando o presidente Lúcio Vale e toda a equipe do TCMPA pela iniciativa.

Confira o depoimento completo do presidente Edilberto Pontes:

 

Pular para o conteúdo