Coleta de sangue bate recorde no TCMPA

NOTÍCIAS
___

Coleta de sangue bate recorde no TCMPA

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) realizou nesta quarta-feira (22) sua ação anual de mobilização para doação de sangue a fim de abastecer os estoques do Hemopa, sendo a primeira instituição paraense a iniciar a campanha “Junho vermelho”, organizada pela Fundação. Com grande participação de conselheiros, servidores, terceirizados e estagiários, a Corte de Contas bateu seu recorde de arrecadação, com 69 bolsas de sangue coletadas.

“O Tribunal fica muito feliz em poder contribuir de maneira efetiva com essa causa tão nobre. O Hemopa pode ter certeza que aqui tem um parceiro que está sempre disponível para ajudar da maneira que puder, principalmente com aqueles que mais precisam”, afirmou o presidente do Tribunal, conselheiro Antonio José Guimarães.

Durante as doações, o TCMPA também participou de um projeto pioneiro da Fundação Hemopa sobre o uso de um sistema informatizado relacionado às coletas. Pela primeira vez, as informações sobre as coletas feitas foram cadastradas em tempo real ao banco de dados, que atualiza a base do Hemopa, o que otimiza tempo sobre a disponibilidade de bolsas de sangue.

A assistente social do Hemopa, Roseli Neves, falou sobre a importância de parcerias como esta. “O Hemopa tem uma demanda diária em média de 300 bolsas de sangue e nós não conseguimos atender essa demanda se não tivermos parcerias. Quero parabenizar toda a equipe que coordenou e mobilizou os servidores e toda instituição. Só temos a agradecer imensamente e que essa cooperação perdure, porque é muito importante para o cumprimento da nossa missão”, afirmou a servidora da Fundação.

Maurício Neves, auxiliar de limpeza do TCMPA, foi um dos doadores que ajudaram nesta corrente de solidariedade. “Eu já sou doador desde os 18 anos e sei da importância disso para salvar vidas. Cada vez que tenho essa oportunidade me motivo para seguir ajudando”, disse o terceirizado do Tribunal.

Como doar sangue
A Fundação Hemopa está presente em nove municípios paraenses. Quem estiver saudável, pesando mais de 50kg, basta ir até a unidade de coleta mais próxima para cumprir com este gesto solidário. É preciso ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal) e a carteira de identificação original com foto é indispensável, podendo ser RG, Carteira de Trabalho, Passaporte ou CNH.

Pular para o conteúdo