O Conselheiro Cezar Colares, do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), foi escolhido como coordenador do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB). A indicação ocorreu nesta quarta-feira (3), durante a reunião do Comitê no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis, e reforça o reconhecimento nacional ao trabalho técnico, colaborativo e consistente desenvolvido pelo TCMPA na promoção da qualidade da educação pública.
A escolha do conselheiro é vista como resultado direto de sua atuação estruturada na agenda educacional do Pará, especialmente pelos avanços obtidos com o projeto Fortalecimento da Educação no Pará. A iniciativa realizou um amplo diagnóstico da situação educacional do Arquipélago do Marajó, identificando os principais desafios da região e conduzindo uma série de ações estratégicas que vêm produzindo resultados expressivos.
Entre esses avanços, destacam-se a qualificação de professores, a melhoria da infraestrutura escolar, a redução da evasão, além de articulações institucionais que garantiram conquistas importantes junto ao MEC e ao FNDE. Esse trabalho contribuiu diretamente para a criação do GAEPE Arquipélago do Marajó, uma governança colaborativa que hoje dá continuidade às ações iniciadas pelo TCMPA e que se tornou referência em articulação interinstitucional para a melhoria da educação.
Agora, na coordenação nacional do Comitê Técnico de Educação do IRB, o conselheiro assume uma agenda estratégica que inclui pautas essenciais para o país. Entre elas, ganha destaque o acompanhamento da alfabetização e da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tema que se consolidou como prioridade do IRB devido ao seu impacto decisivo no desenvolvimento educacional brasileiro.
Ao aceitar a nova missão, o conselheiro reforçou o compromisso com o trabalho conjunto e com a continuidade das ações já consolidadas:
“Aceitei muitas missões na vida, mas essa é uma das mais importantes. Porque sei da importância deste trabalho e da responsabilidade de seguirmos fazendo o que já está dando resultado, mas só será possível com a ajuda de todos os agentes em parceria. Um grande desafio para seguir trabalhando pela melhoria da educação pública em todo o Brasil, com foco, diálogo e fiscalização responsável.”



