O município de Santarém, localizado na região Oeste do Pará, será sede de mais uma edição do projeto “CAPACITação” 2025, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), por meio da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”. O evento ocorrerá entre os dias 2 e 5 de junho, no Hotel Barrudada.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação de gestores, servidores e agentes públicos de prefeituras e câmaras municipais, promovendo a correta aplicação dos recursos públicos e a melhoria na prestação de serviços à população.
Nesta edição, 18 municípios estarão presentes: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Terra Santa, Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão.
A abertura oficial do evento será no dia 2 de junho, às 8h30, com uma programação que contará com a presença de conselheiros do TCMPA e autoridades estaduais. Entre os destaques da programação, estão, na abertura do evento, as palestras da conselheira Mara Lúcia Barbalho, que abordará a importância do investimento na primeira infância; da prefeita de Benevides, Luziane Solon, que compartilhará a experiência de sucesso do município na área da educação; do prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, que falará sobre arrecadação pública; e da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que tratará da COP 30.
Ao longo dos quatro dias, serão oferecidas mais de 25 atividades pedagógicas, com temas relevantes para a administração pública, como: Planejamento e execução de políticas públicas; Prestação de contas e transparência; Controle interno e auditoria; Educação, saúde e saneamento; Arrecadação tributária; Licitações e contratos administrativos; Atuação dos conselhos de controle social, entre outros.
As atividades serão ministradas por membros e servidores do TCMPA, além de especialistas convidados e representantes de instituições parceiras.
O projeto “CAPACITação” conta com o apoio institucional do Governo do Pará, do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), do Ministério Público do Estado (MPPA), da Assembleia Legislativa do Pará e do Tribunal de Justiça do Estado.