Iniciou nesta segunda-feira (11) o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu-PR. Conselheiros, conselheiros substitutos e servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) participam do evento que reúne mais de 2 mil participantes na cidade paranaense.
O evento, que é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em parceria com outras instituições, conta com 80 atividades, 84 palestrantes e discussões relevantes sobre a inovação no controle público, transparência e o fortalecimento dos órgãos de controle.
Participaram das atividades do primeiro dia do Encontro os conselheiros Lúcio Vale (vice-presidente), Daniel Lavareda (ouvidor) e Cezar Colares; os conselheiros substitutos Alexandre Cunha, Sérgio Dantas, Adriana Oliveira e Márcia Costa, além de servidores de diversos setores do Tribunal.
A palestra de abertura trouxe o tema “Reflexos da Inteligência Artificial na Dinâmica dos Tribunais”, com o jurista Juarez Freitas. Ao longo do dia, outros painéis foram apresentados com temas como as inovações dos Tribunais na utilização de IAs; o fortalecimento da segurança pública; as auditorias públicas no para a efetividade do SUS; políticas educacionais; compras públicas, entre outras.
Servidores do TCMPA também participaram de reuniões de trabalho e comitês técnicos que discutem os avanços em todos os setores dos Tribunais e das políticas públicas para a sociedade.
O Encontro Nacional dos Tribunais de Contas segue até o 14 de novembro. Acompanhe a cobertura dos próximos dias em nosso portal e nas redes sociais do TCMPA e da Atricon.