Com a presença de mais de 200 pessoas, entre conselheiros, servidores e estagiários, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) realizou nesta sexta-feira (25) a palestra “Prevenção do Assédio: Desenvolvendo uma Cultura de Respeito”, no auditório Alacid Nunes, com a pós-doutora em psicologia Lis Andréa Pereira Soboll, especialista em violência e assédio moral no trabalho.
O evento foi aberto pela conselheira Ann Pontes, que enfatizou o papel do Comitê Interno de Prevenção e Enfrentamento do Assédio, Discriminação e da Violência do TCMPA, no papel de sensibilizar o Tribunal sobre esse tema tão importante. Na sequência, a conselheira Mara Lúcia, diretora-geral da Escola de contas, afirmou que este é um primeiro passo para que possa ser feito um enfrentamento ao assédio, e que isso só é possível quando se tem conhecimento sobre o tema.
A conselheira substituta Adriana Oliveira, coordenadora do Comitê, mediou a palestra e destacou a importância de semear a cultura do respeito, principalmente com as mulheres, que estatisticamente são as que mais sofrem assédio.
Durante a palestra, Lis Soboll discutiu a temática, exemplificou sobre as diferenças entre os tipos de assédio e a importância de identificá-los, além de responder questionamentos de situações recorrentes no ambiente de trabalho.
Na oportunidade, a coordenadora da Ouvidoria do TCMPA, Manoella Negrão, apresentou o diagnóstico da pesquisa institucional “Vozes Contra o Assédio”, realizada no Tribunal, e lançado o Manual Interno de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, à Discriminação e a outras formas de Violência Laboral.