Projeto “Raio-X dos Municípios” é elencado como boa prática nacional

NOTÍCIAS
___

Projeto “Raio-X dos Municípios” é elencado como boa prática nacional

No segundo dia do 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTC), que ocorreu em São Paulo, quatro Cortes de Contas apresentaram as iniciativas: “Observatório de Políticas Públicas do TCM-SP”, “Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov)”, “Raio-X dos Municípios do TCMPA” e “Observatório de Políticas Públicas do TCE-GO”.

O projeto do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) chamado de “Raio-X dos Municípios” foi apresentado enquanto ferramenta de acessibilidade informacional sobre 10 políticas públicas, entre elas, educação, previdência social e royalties. A apresentação foi feita pelo diretor de Fiscalização e Controle Externo, Felipe Souza, que experienciou ao público conhecer os painéis que trazem gráficos, mapas e dados atualizados, com filtros que permitem coleta direcionada de informações.

Ele comentou ainda que o “Raio-X dos Municípios” também traz o cruzamento de dados de outros órgãos públicos, fornecendo subsídios para essas outras instituições possam aprimorar as atividades e a sociedade em geral ter maior controle sobre as políticas públicas e os gastos com as mesmas. Entre os desafios, há disponibilidade e qualidade dos dados e integração das bases diversas.

Além do “Raio-X dos Municípios”, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará também teve outra iniciativa selecionada como boa prática e apresentada no mesmo evento. O projeto “Fortalecimento da Educação nos Municípios do Pará – Etapa Marajó” recebeu elogios do público presente e teve os resultados alcançados repercutidos em diversas regiões.

O LabTCs tem origem no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que avalia e destaca boas práticas no âmbito dos órgãos de controle. A partir do mapeamento, são selecionadas experiências que demonstram impacto positivo na eficiência, transparência e modernização da administração pública para serem apresentadas durante o evento.

A iniciativa visa incentivar a implementação de boas práticas em diferentes contextos institucionais e promover discussões sobre tendências, técnicas e soluções inovadoras para aprimorar a atuação dos Tribunais de Contas
O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).

Pular para o conteúdo