Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) lotaram o auditório “Alacid Nunes”, na manhã da última quarta-feira (18), para participar da palestra “Converse. Ouça. Ajude. Interaja”, com a psicóloga e professora Dorotéa Cristo, em alusão à campanha Setembro Amarelo.
O presidente da Corte de Contas, conselheiro Antonio José Guimarães, fez a abertura do evento, dizendo que valorizar a saúde mental de todos é importante, principalmente porque hoje esse é um dos principais problemas de saúde no mundo. O evento faz parte da campanha Setembro Amarelo, recomendada pela Atricon (Associação dos Tribunais de Contas do Brasil), que incentiva a promoção de campanhas e a abertura de canais de ajuda e atendimento, e foi somado à caminhada, corrida e passeio de bicicleta, que ocorreu sábado passado (14), no Parque Estadual do Utinga.
A palestra teve como objetivo promover a sensibilização e conscientização acerca da importância da prevenção à saúde mental. Reconhecer quais fatores contribuem para a prevenção do bem-estar físico e mental, entender que se trata de um fenômeno multicausal e multifacetado, e que na prevenção é importante a atuação de todos.
REDE DE APOIO – Segundo a psicóloga, a saúde mental não apenas se limita ao que a pessoa sente individualmente, mas, também, relaciona-se a outros fatores, como a rede apoio social, as condições de vida e ao bem estar físico. Além de não ser algo isolado, a saúde mental de alguém é influenciada pelo ambiente ao seu redor, e resulta da interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Dentro de qualquer ambiente de trabalho, há pessoas com distintas condições de vida, origens culturais e sociais, valores e crenças e interesses. Por isso é necessário garantir diferentes formas de acolhimento; trabalhar o enfrentamento à discriminação, aos assédios e outras formas de violência, com finalidade de criar um ambiente em que todas as pessoas se sintam acolhidas e pertencentes a todos os lugares em vivem e circulam.
COMITÊ – A conselheira substituta Adriana Oliveira aproveitou a oportunidade para, como coordenadora, apresentar o Comitê Interno de Prevenção e Enfrentamento do Assédio, Discriminação e da Violência. Disse que é preciso dedicar tempo para cuidar de nossa saúde e praticar a comunicação não violenta. Que a produtividade no trabalho tem que ser alcançada com alegria. Ressaltou que o comitê não tem função de investigação ou punição, mas atribuições preventivas, de acolhimento, recebimento de comunicação de assédio, e de recomendação e adoção de práticas restaurativas necessárias para a resolução do problema.
Fazem parte do Comitê a Diretoria de Gestão de Pessoas, de Administração, a Corregedoria, a Ouvidoria e Espaço Vida. O projeto de um e-book, denominado “Vozes Contra o Assédio”, tema da campanha do TCMPA sobre o assunto, está em fase final de conclusão. Também há o e-mail vozescontraoassedio@tcm.pa.gov.br disponível como canal de comunicação para quem enviar denúncias ou qualquer outro tipo de informação.