O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) iniciou oficialmente uma nova era em suas atividades com a adoção efetiva de inteligência artificial como ferramenta de apoio técnico e institucional. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo presidente da Corte, conselheiro Lúcio Vale, durante sessão plenária.
A inovação chega por meio do projeto “Norteia”, que busca trazer mais agilidade e eficiência à produção técnica do Tribunal, utilizando como base o extenso acervo de dados já construído pela instituição. O projeto utiliza a ferramenta Notebook LM, ofertada no contrato com a Google, e já está disponível para conselheiros, conselheiros substitutos e servidores do TCMPA.
“É com grande satisfação que compartilho com meus pares, servidores desta Corte de Contas e com toda a sociedade que nos acompanha, a concretização do passo inicial do TCM Pará no uso efetivo de inteligência artificial em suas atividades diárias”, declarou Lúcio Vale.
Para garantir o uso eficaz da nova ferramenta, o TCMPA promoverá uma capacitação virtual nesta sexta-feira (23), às 9h, voltada aos usuários internos. Um guia prático com orientações será enviado aos e-mails institucionais de todos os servidores.
O presidente fez questão de agradecer nominalmente os servidores responsáveis pela elaboração do material de apoio: Alessandra Torres, João Vitor Brito, Letícia Landin, Letícia Hanna, Luis Antônio Souza, Luiz Fernando Costa, Marcus Souza e Raphael Maués.
Ainda em seu discurso, Lúcio Vale ainda adiantou que o Tribunal prepara mais uma novidade no campo da tecnologia. “Lançaremos, em breve, uma inteligência artificial 100% do TCM, destinada a potencializar o trabalho de fiscalização e monitoramento de licitações”, afirmou.
Com essa iniciativa, o TCMPA reforça seu compromisso com a modernização da administração pública e com o aprimoramento dos mecanismos de controle externo, utilizando tecnologia de ponta para promover mais transparência, eficiência e eficácia no uso dos recursos públicos.