Com números históricos que consolidam o sucesso da iniciativa, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) deu início, nesta segunda-feira (6), à nona e última edição do programa “Capacitação” 2025, que este ano bateu o recorde de público desde sua criação: foram 18 mil inscritos e mais de 27 mil certificações emitidas ao longo do ano.
O programa, que tem como missão levar qualificação técnica a gestores e servidores dos 144 municípios paraenses, visa a melhorar as prestações de contas apresentadas ao Tribunal, garantir o bom uso dos recursos públicos e fortalecer a efetividade das políticas públicas nas administrações locais.
A edição atual ocorre até a próxima quinta-feira (9) na sede do TCMPA, em Belém, reunindo representantes da capital e dos municípios do arquipélago do Marajó. A solenidade de abertura contou com a presença dos conselheiros e conselheiros substitutos do Tribunal, prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais da região marajoara, representantes do TCE-PA e do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará.
O presidente do TCMPA, conselheiro Lúcio Vale, destacou o alcance e o impacto do programa: “O ‘Capacitação’ é um investimento que o Tribunal faz pensando no bom uso dos recursos públicos. Temos satisfação em ver que o dinheiro está sendo bem investido, que as prestações de contas chegam corretas, sem falhas, e que os gestores estão cada vez mais preparados para aplicar bem os recursos da população. O TCMPA também tem sido tempestivo no julgamento das contas, ao mesmo tempo em que atua de forma orientadora durante a gestão, contribuindo para que os municípios acertem mais e errem menos”.
Com esta etapa, o TCMPA finaliza o ciclo do projeto em 2025, que passou por Bragança, Paragominas, Marabá, Castanhal, Santarém, Barcarena, Redenção e Altamira, alcançando todas as regiões e todos os municípios do Pará.