TCMPA suspende licitação milionária da Prefeitura de Castanhal, para compra de alimentação escolar

NOTÍCIAS
___

TCMPA suspende licitação milionária da Prefeitura de Castanhal, para compra de alimentação escolar

Por haver indícios de irregularidades na realização de licitação para contratação de empresa especializada no fornecimento de gêneros alimentícios para atender a demanda dos alunos matriculados nas redes públicas municipal e estadual do Município de Castanhal, vinculados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) homologou medida cautelar monocrática, emitida pelo conselheiro José Carlos Araújo, determinando a sustação do pregão eletrônico, na fase que se encontra, bem como o contrato, se houver, incluindo a suspensão de pagamento pelo Fundo Municipal de Educação de Castanhal.

A responsável pelo Fundo, Cláudia Seabra, deve enviar, imediatamente, ao Tribunal, a comprovação da suspensão do certame, bem como o processo licitatório atualizado, com registro no sistema “Mural de Licitações”, do TCMPA.

O prefeito de Castanhal tem prazo de cinco dias para se manifestar sobre a medida cautelar, cujo descumprimento implica em multa diária e pessoal de R$ 4.373,40.

O Tribunal quer esclarecimentos sobre a desproporcionalidade entre o atual valor de referência da contratação, de R$ 43.979.740,00, e os valores de contratações de exercícios anteriores, com despesas infinitamente menores do que a do atual exercício.

A decisão foi tomada durante a 42ª Sessão Ordinária do Pleno, realizada nesta quinta-feira (31), sob a condução do conselheiro Antonio José Guimarães, presidente da Corte de Contas, e do conselheiro Lúcio Vale, vice-presidente do TCMPA, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e pela Web Rádio TCMPA.

Pular para o conteúdo