Na manhã desta quarta-feira (7), representantes da Prefeitura de Belém e do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) participaram de uma reunião para discutir a finalização da auditoria financeira das contas da Unidade Coordenadora do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova (UCP/PROMABEN II), referentes ao exercício de 2024.
O encontro teve como foco a apresentação dos resultados da auditoria ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do programa por meio de empréstimo firmado com a Prefeitura Municipal de Belém.
Participaram da reunião o conselheiro do TCMPA, Antônio José Guimarães, relator do processo de auditoria de 2024; os auditores de controle externo Diego Estácio, Diego Dourado, Felipe Fernandes de Souza (diretor da DIPLAMFCE), Clayton de Mendonça Julião (coordenador da COFERP) e Samuel de Almeida Aguiar Batista (membro da COFERP).
Também estiveram presentes os gestores da UCP/PROMABEN II: Lucas Augusto Sousa Farias, subcoordenador jurídico; Sâmia Tereza Ferreira Torres, subcoordenadora administrativa, financeira e de planejamento; e Alin Fortunato da Silva, especialista em planejamento.
Durante a reunião, foram debatidas as conclusões da auditoria e discutidas as medidas a serem adotadas pela UCP/PROMABEN II para o atendimento às deliberações emitidas pelos auditores do TCMPA. O processo também envolveu a 2ª Controladoria, atualmente sob responsabilidade do conselheiro Sebastião Cezar Leão Colares, relator dos processos relativos à gestão da unidade em 2025.