Artigos de servidores do TCMPA são aprovados para livro sobre sustentabilidade e mudanças climáticas

NOTÍCIAS
___

Artigos de servidores do TCMPA são aprovados para livro sobre sustentabilidade e mudanças climáticas

Três artigos de servidores da Diretoria de Planejamento, Assessoramento, Monitoramento e Fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) foram aprovados para compor o livro “Os Tribunais de Contas e a Sustentabilidade: Governança e Controle no Enfrentamento das Mudanças Climáticas”, uma publicação do Instituto Rui Barbosa.
Foram aprovados os artigos:
1. “O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará no contexto da realização da COP30 em Belém: atuação para sustentabilidade de municípios jurisdicionados”, dos servidores Iranildo Ferreira, Luciana Pereira e Silvia Miralha.

2. “Educação ambiental nos Tribunais de Contas: Retratos dos planos de logística sustentável como mecanismo indutor da conscientização socioambiental no sistema brasileiro de controle externo”, de Everaldo Lino, Rafael Acatauassú e Reinaldo Gregoldo.

3. “O papel dos Tribunais de Contas no enfrentamento das mudanças climáticas: controle e gestão de resíduos sólidos”, de Jéssica Pereira, Iracema Vieira, Iranildo Pereira, Letícia Landin, Lucas Vieira e Mayk Guerreiro.
A inclusão dos artigos no livro do Instituto Rui Barbosa é um reconhecimento ao compromisso do TCMPA com a sustentabilidade e com a melhoria da governança pública, especialmente em um momento crítico para o enfrentamento das mudanças climáticas, no contexto da COP-30, que acontecerá em Belém, n capital paraense.
A publicação promete gerar discussões essenciais sobre a atuação dos Tribunais de Contas no cenário ambiental, ampliando o entendimento sobre como essas instituições podem ser aliadas no enfrentamento das crises climáticas globais.
Os volumes serão lançados durante o IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que acontecerá de 26 a 29 de maio de 2025, em Manaus (AM). Além da versão impressa, a publicação também estará disponível gratuitamente na plataforma digital do IRB.

Pular para o conteúdo