Estagiários de nível médio do TCM iniciam curso “Trilhas da Cidadania”

NOTÍCIAS
___

Estagiários de nível médio do TCM iniciam curso “Trilhas da Cidadania”

A Ouvidoria do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) iniciou, nesta segunda-feira (05), o curso Trilhas da Cidadania, voltado aos estagiários do ensino médio da Corte de Contas, e realizado em parceria com outros setores do órgão, como a Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha” (ECPCIR) e a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).

O curso foi aberto pelo conselheiro Sergio Leão, ouvidor do TCMPA. Ele enfatizou a importância da participação dos estagiários no aprendizado, repassado através de uma ação gameficada, pois os conhecimentos que irão receber e desenvolver serão de grande valia em suas vidas.

Emocionada, a conselheira substituta, Adriana Oliveira, endossou as palavras do conselheiro Sérgio Leão, inclusive quanto à importância dos estagiários estudarem em escolas públicas, origem de grandes nomes do cenário paraense e nacional.

Participaram também da abertura do curso, a diretora executiva da Escola de Contas, Brenda Oliveira, que deu as boas-vindas aos estagiários, em nome da conselheira Mara Lúcia Barbalho, diretora Geral da ECPCIR, e o diretor adjunto da DGP, Helcker Aguiar.

A instrutora do curso e coordenadora da Ouvidoria, Manoela Nascimento, explicou como funciona o Trilhas da Cidadania. Disse que, por meio de encontros mensais e de maneira multidisciplinar, o curso promove o engajamento entre os estagiários, que são incentivados a adquirir conhecimentos, a se posicionar de maneira crítica, criativa, reflexiva e construtiva em relação a família, escola, comunidade e o País.

O curso usa uma metodologia ativa de aprendizagem, que coloca o estudante, e não o professor, no centro do processo. Ele é estimulado a participar ativamente em uma aula gamificada, desenvolvendo assim, de maneira lúdica, novas habilidades e competências.

Pular para o conteúdo