Os 144 municípios paraenses têm até o dia 30 de setembro para responderem o questionário do projeto “Interagir”, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão e para o aumento da efetividade das ações de controle externo, por meio do fortalecimento do sistema de controle interno de cada município.
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) aderiu ao projeto a partir da Instrução Normativa Nº 5/2023/TCMPA, e enviou o formulário no dia 17 de agosto para cada Controle Interno municipal. Nele constam questionamentos sobre como o Sistema de Controle Interno está estruturado no município; quais atividades são desenvolvidas pelo controle interno; se os processos licitatórios são avaliados; como a avaliação da gestão de recursos humanos é realizada e outros.
Vale ressaltar, que a aplicação desses formulários possue caráter exclusivamente pedagógico, não tendo a possibilidade de qualquer punição pelas respostas dadas, servindo apenas para formar um diagnóstico sobre a estrutura e o funcionamento do sistema.