No mês de outubro, serão realizadas duas edições do projeto “CAPACITação”, da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, sob a direção geral da conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Mara Lúcia.
Entre os dias 17 e 19, acontecerá a edição no polo Paragominas, no Teatro Reinaldo Castanheira, onde estarão reunidos 13 municípios: Aurora do Pará, Irituia, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Tomé-Açu, Ulianópolis, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Paragominas e São Miguel do Guamá.
No período de 30 de outubro a 01 de novembro, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), conselheiros, técnicos e parceiros do TCMPA estarão na cidade de Santarém, no Oeste paraense, para atender outros 14 municípios daquela região: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.
Em 2023, no total, ocorrerão seis edições da iniciativa, que contemplarão todas as regiões do Estado do Pará. A última será na capital paraense, no período 5 a 7 de dezembro.
A Escola de Contas Públicas do TCMPA objetiva a formação e aperfeiçoamento técnico-profissional dos membros, servidores e jurisdicionados da Corte de Contas, além de atuar no fomento à capacitação da sociedade civil relativa ao conhecimento nas áreas de atuação do Tribunal de Contas dos Municípios e do preconizado controle social. Até o momento, de acordo com dados da Escola, cerca de quatro mil pessoas já participaram das atividades pedagógicas somente neste ano.