Mais de 50 alunos do curso de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (Unama) estiveram, na manhã desta segunda-feira (22), na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, em Belém, onde participaram do “TCM de Portas Abertas”, projeto que recebe estudantes de escolas e do ensino superior para que possam conhecer o trabalho da Corte de Contas.
O presidente do Tribunal, conselheiro Antonio José Guimarães, realizou a abertura do encontro dando boas-vindas aos alunos, ressaltando a importância do momento para a vida profissional dos participantes e destacando que a comunicação social é um dos pilares da instituição.
Na sequência, aconteceram três palestras com servidores do TCMPA. O diretor jurídico Raphael Maués explicou a função e a atuação do Tribunal. Em seguida, a coordenadora da Ouvidoria, Manoela Negrão, mostrou o funcionamento do setor e destacou o papel social de dar voz a qualquer cidadão. Por fim, o coordenador da Assessoria de Comunicação, Marcelo Oliveira, detalhou o trabalho de comunicação institucional realizado na Corte de Contas, com ênfase na necessidade de fortalecer a comunicação pública, colocando-a no patamar de uma comunicação estratégica, que vise a informar, promover transparência pública, engajar a sociedade, garantir acesso às políticas públicas e, no cenário atual de combate à desinformação, construir e manter a fé pública no trabalho das instituições.
Foram mostrados também os 11 principais canais de comunicação que hoje o Tribunal tem com os mais diversos públicos. São eles: portal institucional, intranet, Instagram, X, Facebook, YouTube, Web Rádio, TV TCMPA, mídia indoor, mail marketing e canal de notícias no WhatsApp. De acordo com Marcelo Oliveira, as redes sociais do TCMPA estão entre as seis que mais têm interações entre todos os Tribunais de Contas do Brasil e a Web Rádio está chegando a três milhões de ouvintes.
Esses resultados são provenientes, ainda segundo o coordenador de Comunicação, de um novo posicionamento de atuação do Tribunal de Contas e de uma comunicação mais interativa, com foco em impactos.
A doutora e professora de comunicação da Unama, Danuta Leão, afirmou que “foi uma oportunidade única para que os alunos pudessem fazer essa visita e conhecer todos os âmbitos e os desafios da comunicação pública”. A aluna Estefânia Pamplona, que cursa Jornalismo, acredita que “foi muito proveitoso pra gente conhecer o funcionamento da comunicação em áreas que não conhecemos”.
A visitas dos universitários ao TCMPA integrou a programação das “Oficinas Ubíqua” dos cursos criativos da Unama, que incluem Jornalismo, Publicidade e Design.
O “TCM de Portas Abertas” é um projeto coordenado pela Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, sob a direção-geral da conselheira Mara Lúcia Barbalho, que fez o encerramento do evento, certificando os palestrantes e enfatizando a importância em aproximar cada vez mais a Corte de Contas dos estudantes.