Seguindo no papel de indutor e organizador das ações em prol da melhoria da educação no Marajó, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará participou nesta terça-feira (20) de uma reunião virtual com o Ministério da Educação, a Unesco e representantes dos municípios marajoaras para discutirem sobre a intersetorialidade no processo educacional.
O objetivo do encontro era dialogar com os municípios sobre intersetorialidade nas políticas sociais, ou seja, estratégias de gestão que envolvem a articulação de diferentes áreas da administração pública, e suas implicações na educação do Arquipélago Marajó.
O diretor de Articulação Intersetorial do MEC, Roberto Rodrigues, e a consultora da Unesco, Weleda Freitas, apresentaram o trabalho que já vem sendo feito pelas instituições, mostrando as principais experiências intersetoriais e tecnologias sociais desenvolvidas no país.
Para o conselheiro Cezar Colares, este é o assunto fundamental para a melhoria de diversas questões. “Logo que começamos esse trabalho no Marajó, sempre ouvíamos dos secretários municipais de educação a dificuldade de trabalhar e depender de outros setores dentro da própria gestão do município para a efetividade das ações, e é fundamental debatermos isso da melhor forma. O próprio GAEPE é um exemplo de intersetorialidade que vem dando muito certo, com várias instituições trabalhando juntas pelo mesmo objetivo. Esse é o caminho para vencermos as principais dificuldades”, afirmou o conselheiro coordenador do GAEPE Arquipélago do Marajó.