Os conselheiros Cezar Colares e Mara Lúcia Barbalho, além de servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, participaram, nesta quinta-feira (12), da última reunião virtual do projeto GAEPE Arquipélago do Marajó, em 2024. Também estiveram presentes a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, a presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti, além de prefeitos e secretários de todos os municípios marajoaras.
A reunião marcou o fim de um ciclo do GAEPE e o início de uma nova etapa, com a chegada das conselheiras Mara Lúcia e Ann Pontes, que agora serão relatoras das contas do Marajó.
“Vamos somar nosso trabalho voltado para a Primeira Infância, buscando melhorias em outras políticas públicas que acabam impactando diretamente a educação”, disse a conselheira Mara.
O conselheiro Cezar Colares também destacou a importância da continuidade do trabalho com os parceiros e lembrou das ações realizadas desde o início do projeto, que já têm gerado frutos para o Marajó, como o aumento de 50% nos recursos federais para o transporte escolar fluvial na região, reconhecendo o custo diferenciado de logística no Marajó.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, também destacou a iniciativa do TCMPA e afirmou que pretende continuar essa parceria para mais melhorias. “O FNDE vai seguir muito engajado, assim como nós, neste trabalho com o Tribunal e as prefeituras, e também com o povo marajoara. Hoje, já temos resultados concretos dos quais podemos nos orgulhar”, afirmou.
Diversos prefeitos e secretários de Educação também agradeceram ao TCMPA pelo trabalho que vem sendo realizado e se comprometeram a continuar empenhados nesse objetivo.