Conselheira Ann Pontes representa o TCMPA em encontro sobre justiça climática e sustentabilidade

NOTÍCIAS
___

Conselheira Ann Pontes representa o TCMPA em encontro sobre justiça climática e sustentabilidade

A conselheira Ann Pontes participou nesta segunda-feira (26), do 1º Congresso do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) sobre Justiça Climática e Sustentabilidade: Diálogos Preparatórios para a COP30, realizado em Belém. A conselheira integrou a mesa de abertura do evento, que reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater os principais desafios ambientais da atualidade, com foco nas contribuições da região amazônica para o equilíbrio climático global.

Também representando o TCMPA, esteve presente a auditora de controle externo Iracema Teixeira Vieira, integrante da Coordenação de Fiscalização Especializada em Meio Ambiente da Corte de Contas, reforçando o compromisso do Tribunal com as pautas da sustentabilidade e do desenvolvimento ambientalmente responsável.
Na tarde desta terça (27), Ann Pontes será uma das palestrantes do evento.
Diálogos preparatórios para a COP30
O evento, promovido pelo MPPA, teve como objetivo antecipar os debates centrais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém, em 2025. Durante o congresso, foram discutidos temas como:
– A importância da Amazônia e das bacias hidrográficas brasileiras no equilíbrio climático global;
– Os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas;
– O avanço das energias sustentáveis e diversificadas;
– A expansão do mercado de carbono, associada ao acesso à terra e à mudança do uso do solo;
– O descumprimento do novo marco legal do saneamento básico (Lei 14.026/2020) e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010);
– A necessidade de proteger os recursos hídricos da Amazônia – rios, igarapés, lagos, restingas e praias – como fontes essenciais de vapor d’água para a atmosfera.

Pular para o conteúdo