TCMPA na COP30: estande inicia atividades com interesse do público sobre “Raio-X dos Municípios” e cartilha sobre o evento

NOTÍCIAS
___

TCMPA na COP30: estande inicia atividades com interesse do público sobre “Raio-X dos Municípios” e cartilha sobre o evento

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) está presente no maior evento climático do mundo: a COP30, que ocorre em Belém. Desde segunda-feira (10), até o dia 21 de novembro, o Tribunal marca presença na Green Zone, o espaço aberto ao público da conferência, com um estande que destaca suas ações voltadas à sustentabilidade e à governança pública.

O espaço integra o Sistema de Tribunais de Contas, compartilhado com o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), o Ministério Público de Contas do Estado (MPC-PA) e o Ministério Público de Contas dos Municípios (MPCM-PA), reunindo servidores, visitantes e representantes de instituições públicas em um ambiente de diálogo e aprendizado sobre o papel dos órgãos de controle na agenda climática.

Localizado no Parque da Cidade, o estande convida o público a conhecer as iniciativas sustentáveis do TCMPA, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. As ações podem ser exploradas de diferentes formas: por meio de um vídeo institucional e em um totem interativo com informações sobre projetos e boas práticas, ou com a ajuda de servidores do Tribunal, que apresentam a Cartilha da COP e explicam o trabalho do TCMPA na promoção de políticas públicas mais sustentáveis.

Durante os dias de evento, o estande também será palco de rodas de conversa sobre temas como sustentabilidade no setor público, governança ambiental e inovação na gestão pública.

A Green Zone, onde está localizado o estande do Sistema de Tribunais de Contas, é o ambiente voltado à sociedade civil, instituições públicas e privadas e organizações internacionais. Com acesso livre ao público, o espaço busca promover o engajamento democrático e a pluralidade de vozes, aproximando a agenda climática da vida das pessoas. A Green Zone destaca-se por dar visibilidade a projetos inovadores, fortalecer o compromisso com a agenda ESG (ambiental, social e de governança) e incentivar investimentos sustentáveis.

Pular para o conteúdo