Representantes da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR) da ONU reuniram, em Belém, com órgãos públicos paraenses para debater sobre as possibilidades de ações conjuntas para avanços nas políticas relacionadas às mudanças climáticas no Estado. Entre as instituições, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) participou do debate com conselheiros e equipe técnica.
A gerente de programa de Mudanças Climáticas e Biodiversidade do Escritório Regional para as Américas e Caribe da UNDRR, Beatriz Pozuelo, e a consultora da ONU, Patrícia Menezes, apresentaram as ações da organização que estão em desenvolvimento no Pará a fim de trabalhar a redução de riscos e adpatação às mudanças climáticas e a necessidade de integrar as instituições para integrar a gestão de risco e resiliência climática e urbana no Estado.
O presidente do TCMPA, conselheiro Antonio José Guimarães, destacou que a temática tem relevância socioeconômico e social para todos os municípios paraenses, principalmente quando é analisado o momento de novos mandatos de gestões municipais a partir de janeiro próximo. O posicionamento do presidente foi acompanhado pela conselheira Ann Pontes e pelo conselheiro aposentado Sérgio Leão, que evidenciaram também a importância da construção interinstitucional.